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quarta-feira, 30 de março de 2016

Pesquisa sobre internet e acesso à internet no Brasil

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Em pleno ano de 2016 ainda há empresários receosos a lançarem sites dos negócios. Ainda assim, muitos entram no mundo digital sem exatamente o que fazer para descobrir o perfil do público alvo, estratégias de divulgação, atração e visibilidade aos usuários.

Para quem ainda teme investir na abertura de um site da empresa e principalmente nas estratégias de marketing digital, a agência norte americana We Are Social, especializada em estratégias nas mídias digitais, divulgou uma pesquisa sobre internet global e com dados importantes sobre acesso à internet no Brasil. Números importantes para tomadas de decisões. Os dados são referentes a 2014, ainda assim podemos considerar atualizados porque em menos de dois anos poucas oscilações ocorrem.


Pesquisa sobre internet no Brasil


O estudo conta com um relatório dedicado somente ao Brasil.

Dados da pesquisa sobre internet no Brasil



  • O país conta com aproximadamente 204 milhões de pessoas.
  • Aproximadamente, 110 milhões são usuários ativos da internet, corresponde a 54% da população.
  • São 96 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que desponta o Brasil como um dos países líderes na utilização das mídias sociais.
  • O Brasil conta com incríveis 276 milhões de aparelhos conectados à internet, número maior do que a população brasileira. Isso significa que muitas pessoas possuem mais de um aparelho celular.
Não há como evitar a entrada ou investimentos na internet. Sua empresa precisa ter um site moderno e amigável, anseia estar presente nas redes sociais.

Mas números tão expressivos resultam na necessidade maior de  investir em marketing digital. Seja qual for seu segmento, basta procurar no Google com termos relacionados ao seu negócio e logo perceberá a enorme quantidade de concorrentes. Não basta lançar um site e pronto, as conversões não surgem como toque de mágica. O site da sua empresa precisa ter visibilidade. As estratégias mais incríveis para atrair clientes e conversões são:

  1. SEO: dos 110 milhões de usuários ativos na internet, mais de 90% utilizam o Google para pesquisar produtos, serviços e informações. SEO significa Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas. Tem como objetivo melhorar a qualidade do site como todo, passando desde melhorias em códigos e arquivos, vai até aos conteúdos e estrutura de navegação e se expande para divulgação da empresa em diversos canais da internet. Tudo isso aumenta as possibilidades do site aparecer nas primeiras posições do Google para os termos de pesquisas mais usados pelos usuários.
  2. Adwords: é o resultado patrocinado no Google. Repare que muitas vezes os três primeiros resultados são pagos, isto é, são campanhas gerenciadas pelo Google Adwords. Sua empresa participaria de um leilão de palavras-chave. Há várias regras para se conseguir as primeiras posições patrocinadas. Para entender melhor, sugiro a leitura do artigo O que é Adwords.
  3. Inbound Marketing: estratégia mais discutida no Brasil. Também significa marketing de atração. Como próprio nome sugere, o objetivo é oferecer conteúdo de alta qualidade para atrair usuários. Muito além, deve-se construir uma base de contatos. Para isso, são ofertados incentivos para baixarem materiais importantes, como e-books, vídeos, planilhas, entre outros. Com os dados dos usuários em mãos, ferramentas de alta qualidade e estratégias comunicacionais eficientes, possibilitam a empresa educar os contatos até chegarem o momento ideal da venda. Interessante notar a assertividade dessa estratégia, pois ao contrário das publicidades em TV, rádio e jornais impressos, Inbound Marketing não é invasivo. Atrai os clientes pelos conteúdos de alto valor.
  4. Redes Sociais: o que tem de empresa fazendo besteira por aí! As pessoas não querem ver nas redes sociais promoções e publicidades invasivas. Elas desejam ver conteúdos de qualidade, informações úteis. Deve-se manter uma comunicação de relacionamento e as vendas são consequências naturais. Recomendo que profissionais especializados trabalhem na comunicação de sua empresa nas redes sociais.

Brasileiros consomem mais produtos e serviços na internet

Aumento nos negócios realizados na internet


Enquanto muitas lojas físicas reclamam de reduções nas vendas, o e-commerce ri à toa. De acordo com a pesquisa, houve aumento de 37% no número de usuários que compraram algum produto na internet ao menos uma vez ao mês. Aumento de 36% em negócios feitos a partir de algum anúncio nas redes sociais.

Acesso a internet no Brasil: TV perde feio


Se você gasta rios de dinheiro em publicidades na TV, é melhor pensar nas estratégias. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam o dobro do tempo na internet do que na TV.

Acesso à internet no Brasil: mais tempo na internet do que na TV


Os brasileiros consomem em média 2 horas e 49 minutos de conteúdos televisivos.
Em contrapartida, consomem em média 5 horas e 26 minutos na internet.

Aí devo ressaltar que na TV as publicidades são invasivas, conforme mencionei anteriormente. Boa parte das estratégias de divulgação na TV não geram resultados.

Já na internet, seja nos anúncios no Google ou redes sociais, os conteúdos aparecem de acordo com os interesses de cada usuário. Isso gera uma taxa de conversão infinitamente maior.

Mídias sociais mais usadas no Brasil

Mídias sociais mais utilizadas no Brasil


O líder é o Facebook, isso quase todo mundo já sabia. O que surpreende é o Google+ estar a frente do Twitter e LinkedIn, algo que contraria outras pesquisas divulgadas anteriormente.

Com tantos dados valiosos, analise a possibilidade de começar ou ampliar seus investimentos no marketing digital, afinal toda empresa quer aparecer bem onde os potenciais clientes se encontram, e literalmente, a maioria está na internet.

Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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