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quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Contratar analista de SEO é bom para os negócios?

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SEO - Search Engina Optimization - contratar analista é um bom negócio

Diversos empresários que pretendem investir em marketing digital focado em acessos e visibilidades nos resultados de pesquisas na internet questionam se contratar um analista de SEO é um bom negócio. Essa incógnita acontece por que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona SEO, as garantias de posicionamentos nos resultados orgânicos, tempo de projetos e resultados, entre outros fatores.

Nesse artigo quero apresentar as vantagens em investir em SEO nos aspectos de mercado e segurança das metodologias, desde que com analistas sérios e experientes.

Analista de SEO pode garantir primeira posição no Google?


Talvez essa é a principal pergunta que clientes fazem para os analistas. É o sonho de qualquer empresário ter o site da empresa na primeira posição. Mas nenhum profissional pode garantir essa condição. É de responsabilidade do analista gerar resultados para empresa por meio do aumento nos acessos orgânicos provenientes de palavras-chave de alta qualidade relacionadas ao seu negócio.

"O analista trabalha para aumentar acessos orgânicos e consequentemente melhorar os negócios. Nenhum profissional pode garantir primeira posição nos resultados de pesquisas" - jornalista Paulo Augusto Sebin.

Existe um paradigma de que o bom resultado de SEO é baseado somente na conquista da primeira posição e não é assim que funciona. Um site contempla várias palavras-chave e o conjunto de boas posições conquistadas pelas metodologias aplicadas geram os resultados aguardados, no caso, mais acessos ao site e consequentemente mais vendas ou contatos.

O que faz um analista de SEO?

Basicamente é responsável por aplicar todas as melhorias necessárias no seu site para conseguir a relevância necessária a conquistar boas posições nos resultados de pesquisas para as principais palavras-chave, devidamente pesquisadas e estudas. É um profissional que estuda constantemente para se manter atualizado com as novas tendências e atualizações dos algoritmos de pesquisas.

Tem como missão aumentar acessos orgânicos do site. Um trabalho feito com alta qualidade proporciona no aumento nas conversões por meio das visitas orgânicas.

Algumas empresas oferecem apenas a consultoria de SEO para demonstrar quais melhorias devem ser feitas, porém, eu trabalho com projetos completos, isso significa que todo o processo e esforço é concentrado por mim, no caso o analista de SEO. Tudo passa por mim, como pesquisa de palavras-chave, melhorias de conteúdos, códigos HTML, estrutura de navegação e até divulgação do site em diversos canais da internet para a conquista de autoridade.


Os resultados são rápidos?


Projetos de SEO são de médio ou longo prazos. É necessário ter muita paciência por que os trabalhos são complexos, envolve melhorias na estrutura do site, estratégias de comunicação e marketing de conteúdo, divulgação na internet, e outros trabalhos. Tudo isso demanda muito tempo de produção e trabalho. Digo que os primeiros resultados podem ser sentidos à partir do terceiro mês. Os resultados mais significativos são percebidos após seis meses de trabalho responsável.

Se precisa de um resultado imediato, o melhor caminho é investir em campanhas no Google Adwords (publicidade do Google). Entretanto, quando os recursos financeiros diminuem, os acessos e visibilidades nos resultados de pesquisas diminuem proporcionalmente. Já trabalhos de SEO, apesar de longo prazo, consegue as melhores posições sem depender de publicidades. Outra vantagem interessante é que após o projeto os resultados continuam ativos devido as conquistas de relevância ao Google.

Produção de conteúdo é essencial?


Sim. O site da sua empresa precisa gerar conteúdo. Foi-se o tempo de criar um site estático, que nunca muda, cheio de palavras-chave. Ao longo dos anos, o algoritmo do Google teve inúmeras alterações. Uma das prioridades são sites que oferecem conteúdos de alta qualidade e por isso muito além de divulgar os negócios ou produtos, é necessário se propor como uma solução para os usuários e o melhor caminho é oferecer conteúdos para os futuros clientes. Além, com a geração de conteúdos consegue ampliar número de palavras-chave alvo para projetos de otimização.

Projetos baratos têm qualidade?


Minha sugestão é desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Geralmente, os projetos de SEO custam entre R$ 4 mil à R$ 20 mil, dependendo do nicho de mercado, nível da concorrência presente nos resultados de pesquisas, modificações necessárias na programação do site, geração de conteúdos, entre outros fatores.

Especialista de SEO precisa ter muita experiência, apresentar resultados anteriores. Um bom profissional tem que ser detalhista, trabalhar a longo prazo, gerar conteúdos, aplicar melhorias internas, respeitar as diretrizes do Google. Um profissional completo jamais oferecerá projetos com valores abaixo do praticado. O barato pode ser muito caro nesse  universo do marketing digital.



Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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