CONTATO COMERCIAL AQUI

Dia do jornalista 7 de abril

No dia 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista. Para mim, é uma data especial por dois grandes motivos. O primeiro, por que como sou jornalista nada mais justo do que comemorar essa data para uma profissão tão importante em qualquer sociedade ou regime político. E o segundo motivo é por que eu nasci em 7 de abril de 1984, isto é, meu aniversário é na mesma data.

Alguns amigos e conhecidos das redes sociais me "acusam" de escolher o jornalismo só por que é meu aniversário, por misticismo. Nada disso. Eu juro que descobri o Dia do Jornalista no meu primeiro ano do curso de jornalismo, em 2006.

Como surgiu o Dia do Jornalista

7 de abril - dia do jornalista
A profissão foi comemorada em várias datas. No dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. O dia 29 de janeiro faz parte da história do Brasil, a data, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. Houve registros de muitas datas diferentes entre 1780 a 1829, sempre com motivos para homenagear alguma autoridade. Essas datas não são relevantes para discutirmos aqui, pois foram alteradas por diversas vezes.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril - acho que agora se fixou nessa data para sempre - , em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830. Ele fundou um próprio jornal chamado Observador Constitucional e tinha como objetivo denunciar os abusos aplicados pelo Imperador D. Pedro I.

A morte comoveu muitos setores da sociedade e por isso se tornou um marco importante no jornalismo, para representar o repúdio a opressão contra a comunicação.


Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.