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Lançado Google Panda 4.0 no algoritmo

IlustraĂ§Ă£o de rastreamento do Google: logo acima de uma pĂ¡gina com conteĂºdos.
Todas as vezes que alguĂ©m do Google, principalmente Matt Cutts, anunciar mudanças profundas no algoritmo, gera praticamente medo por parte de webmasters, donos de sites a analistas de SEO de todo o mundo. Isso por que quando hĂ¡ uma grande mudança no programa de busca gera um impacto enorme nos resultados de buscas. Alguns sites sobem expressivamente, enquanto que outros simplesmente caem muito, provocando caos principalmente para lojas online.



Enquanto isso, estamos no Google Panda 4.0


JĂ¡ faz alguns anos que o algoritmo recebeu uma atualizaĂ§Ă£o chamada de Google Panda. De lĂ¡ para cĂ¡ muitas outras mudanças aconteceram. O principal objetivo Ă© exibis nas pesquisas sites  com conteĂºdos de alta qualidade, derrubando assim pĂ¡ginas consideradas ruins.


  • Um site ruim seria

Imagine entrar em um site que oferece apenas download de filmes, ilegalmente. Nas pĂ¡ginas contam apenas com a foto de capa do filmes, links para conteĂºdos defendidos por direitos autorais, breve descriĂ§Ă£o copiada de outros sites, e sĂ³.


  • Um site bom seria

Agora imagine um site que oferece download para filmes sim, mas desde que sejam licenciados. Contam com fotos inĂ©ditas com cenas dos filmes, descriĂ§Ă£o criada pelo prĂ³prio site, filmes relacionados, enquetes, vĂ­deos sobre a obra, espaço para resenhas feitas pelos usuĂ¡rios, entre outros.

Um dos grandes segredos para que sei site nĂ£o perca posições depois do Google Panda 4.0 Ă© criar conteĂºdo Ăºnico, isto Ă©, textos e demais conteĂºdos que nĂ£o estĂ£o presentes em outros sites. As pĂ¡ginas devem resolver os problemas dos usuĂ¡rios e jamais participe de ações que visam backlinks, como sair anunciando por aĂ­ ou oferecendo troca de links.

NĂ£o tenha preguiça de produzir conteĂºdos.

O Google altera seu programa de rastreamento e os critĂ©rios de posicionamentos. AtravĂ©s de vĂ¡rias combinações, ele decidi quais pĂ¡ginas bem posicionar. Entre eles, o Google avalia nas indexações se realmente determinado conteĂºdo Ă© inĂ©dito, exclusivo e que nĂ£o seja copiado de outras fontes.

TambĂ©m consegue verificar a qualidade dos links externos. Agora estĂ¡ mais fĂ¡cil encontrar links que nĂ£o sĂ£o naturais e isso Ă© considerado como spam para o mecanismo.

TambĂ©m nĂ£o tenha medo de oferecer vĂ­deos em suas pĂ¡ginas e sempre use marcações de dados.




Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agĂªncia K2 ComunicaĂ§Ă£o, da cidade de Londrina - PR. Produz conteĂºdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.