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terça-feira, 4 de março de 2014

SEO e Jornalismo: O que é?

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SEO - o que é isso no Jornalismo?

Os profissionais de marketing digital discutem muito sobre as ações de otimização de sites voltados para blogs, sites institucionais, lojas virtuais, entre outros, mas pouco se discute sobre como é possível também otimizar sites jornalísticos. Sim, é possível. Porém é missão difícil. Como fazer para posicionar bem uma mesma notícia que está vinculada a dezenas ou quem sabe até centenas de sites diferentes?


Também há outras problemáticas, como velocidade do site (portais possuem grande quantidade de conteúdos e imagens por página, o que dificulta o carregamento), notícias são apagadas constantemente, links de anunciantes, entre muitos e muitos outros fatores. O que desejo abordar é como SEO pode ajudar gerar mais tráfego em sites de notícias. Você jornalista: SEO o que é isso no jornalismo?

No final da postagem você pode acompanhar slide sobre o assunto.


SEO para jornalismo: o desafio de criar conteúdos para usuário e robôs de busca

SEO para jornalismo: o desafio de produzir conteúdos para leitores e robôs de busca.

Antes de mais nada você precisa saber o que é SEO. Trata-se de técnicas que visam melhorar a qualidade do site para ganhe posições no Google. São aplicadas diversas melhorias internas no site, como qualidade de links, estrutura, navegação, códigos, conteúdos otimizados e relevantes, entre outros fatores. Também usa técnicas para ganhar links na rede, ganhando assim mais relevância.

  • Search Engine Optimization – visa otimizar sites para serem exibidos nos primeiros resultados de pesquisa do Google.
  • SEO On Page: melhorias em códigos do site, prevenção de conteúdo duplicado, otimização de imagens, links internos, títulos de conteúdos, títulos de página, meta descriptions, velocidade do site
  • SEO para conteúdo: palavras-chave, semânticas, headtags, palavras de destaque.
  • SEO Off Page: estratégias para criação de backlink sem sites externos, como fóruns, sites de artigos, blogs, etc.

Conteúdo e Desenvolvimento

Todo jornalista sabe como produzir uma reportagem, que no caso das versões online vamos chamar de conteúdos. O problema é que mais de 60% dos profissionais de jornalismo não sabem efetivamente como escrever para a internet. O jornalista preocupado com SEO precisa além de escrever conteúdos de qualidade inéditos, também deve saber algumas técnicas para a produção de reportagens otimizadas.

Reportagem otimizada para o Google: todo conteúdo tem uma palavra-chave que é requisita pelo usuário no campo de busca do Google. Basta usar a ferramenta Google Trends para encontrar os temos mais relacionados com o tema. Após, durante a produção do texto, é necessário prestar a atenção quantas vezes esse termo é citado dentro da reportagem.

Qualidade de uma reportagem está associada ao texto. Precisa ter tamanho médio e citação de 2 a 3 citações da palavra-chave alvo.

Bloquear o Google, mas que bobagem!


Muitos portais de notícias preferem bloquear acesso do Google para não exibir suas notícias no módulo Google News. A justificativa é que o usuário pudesse ler os conteúdos sem visitar os sites. Bobagem. Quanto mais notícias você tem indexado e bem posicionado, mais acessos o portal ganha. Empresas que investem em marketing na web preferem sites que possuem muitos acessos que devem ser comprovados por ferramentas métricas, como o Google Analytics. Quanto mais acessos, maior poder de negociação nos anúncios.

O bloqueio de acesso do Google é inserido no arquivo Robots.txt, que fica na raiz do site, bastando inserir o seguinte comando:

User-Agent: Googlebot-News
Disallow: /

Slide especial para ensinar SEO para jornalismo

Preparei um material que pode ser útil para qualquer jornalista que pesquisa sobre o assunto.

Nesse conteúdo você verá os seguintes itens:

  • SEO o que é?
  • A relação entre conteúdo e desenvolvimento
  • Objetivos de SEO
  • Quanto mais acessos, melhor
  • Exemplo prático de um conteúdo bem posicionado
  • Detalhes técnicos: ALT de imagens, URL´s amigáveis, títulos de página, qualidade de conteúdo, estrutura de um bom site de notícias
  • Conceito de backlinks (SEO Off Page)
  • Assessoria de imprensa é inimiga de SEO
Caso não consiga visualizar a apresentação, consulte O que é SEO para Jornalismo?



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.
Marcações ou categoria: Artigos SEO, Marketing Digital
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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