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domingo, 16 de março de 2014

O que é Marketing Digital

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Nessa era digital, estudantes, comerciantes, webmasters, donos de sites, entre outros, perguntam o que é e como funcionam as estratégias de marketing digital. De fato, para quem depende da internet para realizar negócios precisa entender perfeitamente bem o conceito. Mas a questão é que o assunto é extremamente complexo.


Quando surgiu a internet, aproximadamente 1995 começou a se tornar mais popular, as estratégias iniciais para o marketing na web era restrita a apenas e-mail marketing e criação de sites, nada mais. Ao longo dos anos foram surgindo novidades que foram implementadas. Hoje existem duas áreas interessantes e consideradas recentes: Redes Sociais e SEO. Vou abordar as principais estratégias de marketing online importantes para bom trabalho de divulgação e melhorias nos negócios online.

O que é SEO, a otimização de sites, no Marketing Digital


Como aparecer no Google? Com ações de SEO.
Como realizo diversos projetos de otimização de sites, não poderia deixar esse assunto para o final desse artigo. O termo começou a ser muito discutido aqui no Brasil por volta de 2009, mas agora é essencial para estratégias de vendas online.

Primeiro convido a saber o que é SEO em nosso outro conteúdo. O termo significa Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca). São técnicas que aplicam melhorias no site para serem bem classificadas nos resultados de busca, principalmente do Google.

Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo maior não é pensar apenas na boa classificação, mas em melhorar a qualidade de um site como todo, respeitando as diretrizes do Google. Esse é o trabalho de um analista de SEO.



O uso das Redes Sociais


Interação em redes sociais é fundamental para as empresas.
O Orkut revolucionou as relações sociais entre as pessoas e não demorou muito para que as empresas percebessem que apresentar as marcas nessas redes seria um bom negócio. Mas é claro que não adianta postar ou compartilhar apenas produtos ou serviços, mas é necessário dialogar com os usuários, engajar a marca e para isso nada melhor que analista de redes sociais, uma profissão do momento.

Existem profissionais e agências especializadas que usam estratégias de qualidade para obter mais seguidores e além disso marcar presença, pegando público qualificado para aumentar as vendas online.

Links Patrocinados


Logo após o grande crescimento do Google, o recurso de links patrocinados ganhou força em todo o mundo. Essa é a principal fonte de receita desse gigante de busca. Mas é só anunciar e pronto? Claro que não. Por isso existem os analistas de links patrocinados, principalmente profissionais capacitados para administração do Google Adwords. Boa pesquisa de palavras-chave, textos de qualidade, administração no leilão de palavras podem render mais acessos e menos custos para as empresas.

E-mail Marketing


Muitos dizem que é um meio de comunicação que está chegando ao fim. Pode até ter um fim, mas não será em breve. Ainda é um ótimo canal de comunicação entre as empresas e o interessado. Mas é só sair distribuindo e-mails por aí? Definitivamente que não. É necessário oferecer conteúdo de alta qualidade, imagens bem produzidas e mensagem direta. O respeito a privacidade é crucial. Se a pessoa não quer receber mais e-mails, respeite essa decisão.

Existem outros tipos de ações, mas a minha missão aqui é apresentar algumas das ações de marketing online e para saber o que é e como funcionam as estratégias de marketing digital com alta qualidade.

Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.
Marcações ou categoria: Artigos Internet, Artigos SEO, Marketing Digital
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


2 comentários:

  1. Ricardo Silva Bona17 de março de 2014 17:58

    Ótimo artigo caro Paulo. Acho que ainda faltou citar o marketing para conteúdo, que é a criação de blogs e outros tipos de publicações que visam interagir com o usuário além dos aspectos de otimização de sites para os mecanismos de pesquisa. Quanto a e-mails, essa é uma prática que abandonei, por que o retorno é muito baixo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado Ricardo. Recentemente li artigos que falam sobre ações de conteúdos, principalmente blogs.. Em breve atualizo esse conteúdo de acordo com a sua observação. Obrigado.

      Excluir

 

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