Ter uma boa qualidade nos conteúdos de seu site ou blog é de fundamental importância nos dias de hoje. Os usuários que navegam pela web estão mais exigentes e o que falar do Google então? O algoritmo do Google passou por profundas mudanças nos últimos meses e prioriza muito a qualidade. Não vou atrever a pontuar todos os pontos que definem um conteúdo de boa qualidade
, mas um dos elementos que contribuem para esse fator são os vídeos dentro de uma postagem.

No Brasil, são milhões de sites feitos em Wodpress. Se você é um deles, saiba que esse gerenciador de conteúdo possui milhares de aplicativos que ajudam a ter um site de qualidade.

Aqui vamos falar do Video SEO, da Yoast. Com ele você pode tornar um vídeo postado no Youtube (fora do servidor de seu site) como parte integrante do seu site, sendo possível ser exibido no script de resultado do Google, como uma imagem. Além, o mecanismo poderá entender que o vídeo é parte totalmente integrante do seu conteúdo postado.

Instalando o Video SEO para Wordpress

Primeiramente você deve instalar o aplicativo no seu sistema administrativo do site. Mas antes, certifique-se de que você tenha instalado o plugin Yoast SEO para Wordpress, que é gratuito. Com ele você consegue gerenciar toda a parte de otimização de seu site, como inserção de tags personalizadas para cada página ou post, prevenção de conteúdos duplicados, edição do Robots.txt, e muitas outras opções. Após, visite a página oficial da Yoast para comprar o pluging Video SEO. Atualmente, os preços são:
  • Para um único site: $ 69,00
  • Para até 5 sites: $ 129,00
  • Para até 20 sites: $ 249,00
Após a confirmação de pagamento, você receberá pasta zipada com os arquivos do plugin. Acesse o painel administrativo de seu site, vá na aba Plugins e em seguida selecione a opção "upload", para poder baixar os arquivos do pluging no seu site. Basta seguir as etapas de instalação e configuração.

Como funciona o plugin?

Há vários benefícios para usar o plugin. Caso o conteúdo seja bom e a página estiver bem otimizada, certamente ela vai aparecer na primeira página de resultados de busca, e você pode potencializar a otimização e a atenção do usuário exibindo chamada de vídeo ao lado da meta description.

Imagem de exemplo com resultado de busca com chamada de vídeo, proporcionado pelo plugin de SEO para Wordpress

Após instalado, em qualquer tipo de postagem ou criação de categorias e páginas fixas, basta inserir a URL do Youtube dentro do conteúdo e o plugin automaticamente vai trabalhar com microdados apropriados para que os robôs de busca saibam que o vídeo é complementar ao conteúdo.

Insira a URL de vídeo do Youtube dentro do campo de postagem.


Após, o mesmo será exemplificado na linha de descrição, dando uma noção para o dono site como ficaria a exibição no resultado de busca.

Exemplo de como ficaria o vídeo após inserção de URL do Youtube, usando o Vídeo SEO para plataforma CMS Wordpress


Na seção do SEO da Yoast para cada postagem haverá uma nova aba chamada de Vídeo. Nele você deve configurar a Thimbnail (imagem fica representativa do vídeo), assim como outras funções.

Aba de Vídeo para configuração por postagem.

Todas essas ações vão originar a criação de atributos importantes. Tecnicamente, a ferramenta vai produzir no seu site:


  • Arquivo XML de vídeo. É importante você pegar a URL do arquivo e informar no Google Webmaster Tools.
  • Mídia de RSS para vídeos.
  • Suporte com as marcações Schema Video Object.
  • Descrição específica para o Facebook. Ideal quando compartilhar na rede social.


Pronto. Agora você vai oferecer para o Google e também para os usuários uma nova forma mais interativa de comunicação e principalmente dará mais qualidade para seus conteúdos, o que é primordial para qualquer tipo de otimização.

Como analista de SEO, recomendo o uso dessa importante ferramenta para exibição de vídeo em especial para Wordpress, o gerenciado CMS mais utilizado no mundo.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco. Assista também logo abaixo um vídeo tutorial sobre o plugin Video SEO para Wordpress.



Tutorial sobre instalação e configuração do plugin de Vídeo para Wordpress



Esse plugin é bem fácil de instalar. Acompanhe nesse tutorial como instalar, configurar e principalmente como trabalhar com a otimização usando esse recurso sensacional para ações de SEO.



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.