SEO sofre mudanças constantes. Não seria para menos, afinal, tem total relação com as constantes mudanças e novas tendências da internet. Todos os anos, o Google sempre atualiza o algoritmo com novas regras e comandos que visa oferecer mais qualidade nos resultados de pesquisa.
E para quem trabalha ou se preocupa com a otimização de sites, sempre precisa estar bem informado.

O SEO é como uma faca de dois gumes: de um lado é bom e o próprio Google adora por que as otimização feitas com responsabilidade ajudam os sites a obterem mais qualidade. Por outro lado, ações de otimização que visa spam é prejudicial. Por isso o Google sempre muda seu algoritmo.

Conheça algumas das tendências de SEO 2014


Já li diversos livros e artigos relacionados a SEO. Todos os anos sempre há mudanças e novidades. Entre os anos de 1998 à 2012 usava-se muito o recurso de backlinks por meio de agregadores de conteúdos, como o Linkei, por exemplo, mas atualmente esses sites perderam a qualidade e não se usa mais esse tipo de recurso para buscar backlinks.



Para 2014, atente-se a:

  • Conteúdo é Rei: em 2013, o Matt Cutts, funcionário de alto padrão do Google, disse que a primeira coisa que o dono de um site deve se preocupar é com o conteúdo, e não somente de páginas específicas, mas do site como um todo. O conteúdo precisa ser atrativo, inédito, que prenda a atenção do usuário. E não são apenas textos, mas engloba recursos de imagens, vídeos, slides, infográficos, áudios, entre outros. Nos meus trabalhos de SEO sempre viso a produção de conteúdo único, que diferencia entre os sites concorrentes.
  • Redes Sociais: mais precisamente Google+. O buscador tenta usar menos os backlinks e muito mais fatores sociais para criar o rank de posicionamentos. Dentro do Google+ há milhares de comunidades e seu site ter uma boa relação com os usuários, compartilhamentos de seus conteúdos nessa rede, além da página (fan page) ter muitos seguidores é o que fará a diferença nos resultados de busca.
  • Links de qualidade: isso significa que não adianta incentivar a criação de backlinks para seus site em qualquer lugar. A boa vizinhança é tudo. Se seu site fala sobre advocacia, não é relevante em um fórum que fala sobre culinária ter link para seu site. O conteúdo em si precisa ter íntima relação.

SEO é um conjunto de saberes para 2014

Conhecimentos diversos para realizar ações de SEO é importante em 2014.
Antes, muitos profissionais apenas tinham o costume - e ainda têm - de apenas prestar consultoria de SEO, fazendo observações e sugerindo melhorias para dono do site e profissionais de TI envolvidos. Ora, não penso assim. SEO é mais complexo e abrange muitas áreas. É necessário mais do que nunca a se atentar a problemas e melhorias de programação, resolvendo assim a velocidade do site, códigos mais limpos, presenças de meta tags importantes, prevenção de conteúdo duplicado por meio de Robots, link nofollow, boas práticas de filtros e buscas internas.

Também é preciso boa redação. Como jornalista, essa parte é fácil. A redação de conteúdo é fundamental por que precisa ter alta qualidade, tanto para o Google quanto para boa compreensão do usuário.

Relação de marketing também é importante para a obtenção de backlinks. Ter relações com blogueiros e sites relacionados é essencial para que você seja citado na web. Também aplica-se à redes sociais Esses tipos de usuários não suportam postagens só com promoções, por exemplo.

Ainda há muitas outras áreas que um profissional de SEO precisa saber agora em 2014 e muitos anos a seguir.