AD (728x60)

Copyright Text

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que é Magento?

Compartilhe
Logotipo oficial da plataforma: saiba mais o que é Magento para lojas virtuais.
Para quem trabalha com comércio eletrônico já conhece a capacidade dessa plataforma na construção e trabalhos com lojas virtuais. Mas para os empresários que pretendem lançar suas empresas nesse mercado eletrônico, é importante saber, primeiramente, qual plataforma utilizar.


Há diversos modelos no mercado, sendo a maioria ferramenta paga ou alugada. Já o Magento é uma plataforma "Open-Source", onde webmasters e programadores podem sempre aprimorar a ferramenta e lançar novas atualizações. E o mais legal de tudo é que toda essa solução é gratuita.

Se você não sabe o que é Magento e se é útil para a construção de sua loja virtual, vamos explicar alguns pontos importantes.



Por quê sou a favor do Magento?

Muitas pessoas perguntam por quê eu sempre recomendo o uso do Magento para criação de lojas virtuais. É simples. Essa é uma das melhores ferramentas para se trabalhar com SEO. Se sua empresa se preocupa com posicionamentos nos resultados orgânicos do Google, por exemplo, o Magento conta com vários recursos que ajudam na otimização. Por ser código aberto, com muita frequência aparecem aplicativos e plugins que podem ser instalados facilmente no seu site, entre eles, os que auxiliam em SEO.

A plataforma também conta com navegação ótima para administrar páginas estáticas, categorias e produtos. Perfeita para trabalhar com URL`s amigáveis, inserção de ALT nas imagens, descrições ilimitadas, controle contra conteúdos duplicados, entre outros.

Vários clientes já me procuraram pedindo ajuda para fazer SEO para melhorar posicionamentos no Google, mas ao usarem ferramentas alugadas ou plataformas limitadas, fica inviável otimizar. Para quê reinventar a roda?

As principais críticas relatadas ao Magento

Os principais questionamentos levantados por webmasters são:


  • Lentidão: há relatos de lojas feitas com Magento são mais lentas no carregamento de páginas. De fato, isso é verdade, mas há soluções rápidas. Basta otimizar as imagens, compilar Java Script, entre outros recursos. A maior demora fica por conta do sistema administrativo, nem tanto na navegação da loja.
  • Atualizações constantes: com certa frequência anual, colaboradores sempre lançam novidades para a plataforma, muitas vezes, atendendo alguma demanda de mercado ou atualização de tecnologia. Para os lojistas que usam versão antigas pode ter muitas funcionalidades prejudicadas ou impedidas de implementas. É necessário manter a versão de seu Magento atualizada. o problema é que essa atualização sempre tira a loja do ar e se der problemas no processo, a dor de cabeça pode ser grande.
Para saber mais detalhes sobre o que é e como funciona o Magento, consulte o site oficial da plataforma.

Pequena Vídeo-Aula sobre a plataforma

Não é apenas com cursos básicos (seja online ou presencial) que você aprenderá a usar corretamente todos os recursos da plataforma. Mas o vídeo abaixo feito pela MX Cursos mostra algumas funções e assim você pode ter uma noção básica do ambiente de trabalho, caso nunca tenha visto. Repare que o menu de administração contém muitas variáveis. Se trabalhado de modo correto, a loja virtual pode ser um verdadeiro sucesso de vendas. Isso depende muito do desenvolvimento do site assim como a otimização com SEO.

- Caso não consiga visualizar o vídeo, consulte a vídeo-aula sobre Magento no Youtube.

Serviços complementares


Recomendamos para criação do site a agência de marketing digital K2 Comunicação. Essa agência é especializada na criação de sites com Magento. E o melhor de tudo é que sempre entrega projetos aptos para receberem ações de otimização e melhorias para os mecanismos de pesquisas.

Caso precise de ações de otimização, consultoria ou mais informações sobre SEO, entre em contato conosco para pedir orçamento.

Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.
Marcações ou categoria: Artigos Internet, Marketing Digital
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


15 comentários:

  1. Esse artigo foi bem esclarecedor. Tenho uma loja de informática e pretendo até o ano que vem abrir uma loja virtual. Participei de um evento que falava muito dessa tal magento e mal sabia o que é e o que faz. Muito legal saber que é bom para o Google também. Obrigado pelos esclarecimentos amigo Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Murilo Bonerdo Silva23 de janeiro de 2014 02:43

    Não tenho dúvidas. Também trabalho SEO aqui em Santa Catarina. O Magento me ajuda muito a cada dia. Parabéns pela postagem parceiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu participo da comunidade Marketing Digital no Googlr+. Vi esse artigo compartilhado lá. Cara, eu estou estudando SEO também e já te adicionei no Google+. Acho que dá para a gente trocar informações. Parabéns pelos seus artigos.

    ResponderExcluir
  4. Marlon Buarque Silva27 de janeiro de 2014 03:16

    Bom dia. Eu sempre escrevo no fórum Magento. Você compartilhou essa página lá no fórum. Tudo bem contigo? Eu já li muitos textos e opiniões a respeito sempre falando do quanto é bom para fazer lojas virtuais e muitas funcionalidades mas nunca tinha lido no ponto de vista de otimização. Achei muito interesse. Eu gostaria de saber se posso usar trechos de seu artigo na minha pós graduacao em web. Aguardo e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Marlon. Será importante para eu saber onde estará o seu artigo da pós. Caso publique em algum lugar ou se a universidade onde estuda disponibiliza online, como vai ter citação, gostaria de ler e claro compartilhar seu trabalho. Obrigado.

      Excluir
  5. Sinceramente, não gosto do Magento. Acho muito lento. Eu uso o Opencart...

    ResponderExcluir
  6. Luiz Alberto Campos7 de fevereiro de 2014 06:14

    Também detesto o Magento. o ferramenta inútil quanto a velocidade. Acho que poderia trabalhar mais rápido. Exige muito. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ponto de vista interessante. Meu irmão pretente abrir uma loja virtual e não sabe ao certo se usa o magento ou não. Vou mostrar para ele esse artigo, acho que vai ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, além do magento seu irmão conhece o módulo de ecommerce para wordpress? cara, eu uso e achei bem legal e funcional. Dá para fazer muita coisa que muitas lojas online fazem. Fica a dica aí http://wordpress.org/plugins/wp-e-commerce/

      Excluir
    2. Eu acho que depende de cada projeto. Para sites muito grandes, que possuem muitos produtos, o Magento é a melhor solução. Mas se sua loja for pequena ou média, aí sim acho que esse pluging pode dar conta do recado.

      Excluir
  8. Guilherme Kimura Sada19 de fevereiro de 2014 03:21

    Olá sr. Paulo. Já decidi que minha loja virtual será feira com o Magento. Lá na UOL tem aluguel que usa esse sistema mas já contratei uma agência daqui de São Paulo que vai fazer o site para mim. Estou com uma dúvida e quero uma segunda opinião. é possível deixar a loja com estilo moderno?? na agência que contrarei tem uns menus que são meio padrões, sabe??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que sim. Se a agência tiver profissionais amplamente qualificados na programação e na produção layout, o Magento permite a configuração da loja da maneira que desejar. É muito comum que criadores de sites poupem tempo de trabalho mantendo alguns padrões da plataforma ou aproveitando elementos de outros sites. Converse com a agência. Caso prefira, trabalho na http://k2comunicacao.com.br e saiba mais sobre a criação de sites.

      Excluir
  9. Rogério S. A. Amarim24 de fevereiro de 2014 17:52

    Estava com muitas dúvidas como fazer a minha loja virtual. Já pesquisei em tudo o que é lugar o que usar para fazer a loja. Eu me preocupo com SEO e vc me convenceu em usar o Magento depois de entender o que é e quais são as reais vantagens de usar. Valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter tirado as suas dúvidas. Lembre-se de que sou analista de SEO. Caso necessitar de ajuda para otimizar seu site, basta entrar em contato.

      Excluir
  10. The Information was Useful. Have a look at ownmyshop.com E-commerce Websites

    ResponderExcluir

 

Melhores do mês

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga-me por e-mail

Por que confiar em Paulo Sebin?

  • Especialista em SEO com dezenas de projetos de sucesso.
  • Sempre trabalhou mais de 4 anos por empresa.
  • Certificações Google e Comunicação Social
Copyright © Especialista em SEO e consultor marketing digital - jornalista Paulo Sebin | Layout feito por Templateism.com