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SEO Facebook é possível com Marketing Redes Sociais

Já ouvi muitos empresários e profissionais de marketing digital dizerem que as estratégias de SEO Facebook são apenas para gerar acessos vindos da rede social, mas que pouca coisa poderia ser feita para que uma Fan Page se posicionasse na primeira página do Google.

O fato é que há algumas ações importantes ao qual facilitam o GoogleBot considerar uma Fan Page relevante. E ter uma página de sua empresa bem listado no Google é tão importante quanto ter a URL de seu website oficial bem colocado nas buscas orgânicas.



Mas afinal, como fazer uma ação de SEO Facebook de qualidade?





Vamos dar informações básicas sobre o assunto. Claro que há outras técnicas de otimização para bons resultados.

Por muito tempo o GoogleBot indexava apenas a página principal de uma Fan Page. Hoje sabe-se que o mecanismo é capaz de pegar comentário de fotos, por exemplo. O princípio para uma boa ação de SEO Facebook é a mesma quando vamos otimizar uma página qualquer de um site.

Vamos partir de um exemplo prático. A palavra chave é "Redes Sociais". Repare que a Fan Page da empresa Exiboo está muito bem colocado no resultado orgânico, o que demonstra bom trabalho de Marketing Redes Sociais. Vamos estudar o caso:

Exemplo de um bom caso de SEO Facebook
Clique na imagem para ampliar exemplo de SEO Facebook - estudo de caso
Como essa empresa conseguiu colocar sua Fan Page aí? Certamente usou muitas técnicas de SEO. Vamos exemplificar apenas algumas delas:

  • URL personalizada
Antes de criar uma Fan Page, é muito importante que a URL tenha a presença de uma palavra-chave importante, aquela ao qual seja o seu foco. Como o objetivo era otimizar a palavra "Redes Sociais", veja que a URL neste caso está como facebook.com/redessociais.smo.seo. Inteligentemente, não?

  • Descrição da empresa precisa ser otimizada
Muita gente escreve uma descrição no Facebook sem inserir uma palavra-chave principal. Essa descrição complementa a página do Face e ajuda o mecanismo entender que tipo de conteúdo oferece. Portanto, se a palavra de nosso exemplo é "Redes Sociais", então a mesma precisa estar presente ao menos duas vezes no texto de descrição de sua Fan Page.


  • Publicação de conteúdo também precisa ser otimizado
Esse é talvez o ponto mais importante para uma boa estratégia de SEO Facebook. Quando compartilhar um link, é importante colocar um texto bem descritivo, com a presença da palavra-chave. Mas isso não pode ser feito para todas as postagens. Em média, para cada 10 postagens, 2 com descrição bem otimizada já é o bastante.

Espero que tenham gostado das dicas. Para as Fan Pages de suas empresa, mais atenção nos conteúdos criados e compartilhados na rede. 


Paulo Sebin trabalha com consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação. Especializado em Marketing Redes Sociais. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.