Projeto Checklist de SEO

Curso online de SEO Avançado por apenas R$ 1.797,00


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Eletrikus Brasiliensis: desafio Mestre SEO

O artigo logo abaixo foi escrito para demonstrar o concurso do Mestre SEO elaborado no ano de 2013. Nosso site participou do concurso, e ficamos na sexta colocação, conforme demonstrado na postagem Desafio Mestre SEO. O tema é uma ficção, e o foco principal foi demonstrar que um concurso chegou a gerar confusão entre alguns usuários d web.

O objetivo dessa postagem foi demonstrar que o assunto é uma ficção e principalmente para participar do concurso dessa agência de SEO.

O fato de terminarmos na sexta colocação é um importante indicativo que nossas práticas e técnicas dão certo e que realmente trabalhamos de acordo com as diretrizes do Google.



Artigo para o desafio Mestre SEO 2013


Você já ouviu falar o termo Eletrikus Brasiliensis? Certamente que não. Mas em poucas horas começam a surgir uma enxurrada de conteúdos na web relacionados a este termo. A questão é que ninguém sabe ao certo a origem dessa palavra.

O termo Eletrikus Brasiliensis surgiu após a proposta de uma agência de comunicação especializada em SEO propôs em seu website oficial uma campanha para ver qual site conseguiria colocar em primeira posição nos mecanismos de buscas a sua página na web. Segundo Fabio Ricotta, idealizador da campanha, haverá prêmios surpresas para quem conseguir este feito.

Aos especialistas em SEO, é um prato cheio para testar as habilidades, e até digo que com este artigo entro nessa disputa. Mas essa campanha gera uma problema sério de comunicação na web. A cada hora surgem usuários em fóruns se perguntando o que seria afinal este termo.


Isso tem dois lados: o positivo e negativo.

  • O lado bom: é impressionante como a web se tornou uma fonte de informação inesgotável. Em pouco tempo, milhares de pessoas começaram a discutir sobre o assunto. Alguns criando conteúdos otimizados para a campanha, mas a grande maioria com dúvidas do que é verídico ou falso.
  • O lado mau: Os conteúdos na web servem para tirar dúvidas, não colocar mais questionamentos na cabeça do usuário. Sendo assim, por ser um termo jamais discutido em portais de notícias, as pessoas passaram a procurar freneticamente o caso. As redes sociais ajudam a espalhar as discussões. Conteúdos relacionados a este termo afirmam que se trata de um animal capaz de produzir energia elétrica. Será?

Mas o que é Eletrikus Brasiliensis, tema usado para o concurso Mestre SEO?


Imagem mais utilizada sobre Eletrikus Brasiliensis
As primeiras informações foram divulgadas pelo idealizador da campanha de otimização. Quem estiver em primeira posição nos resultados de busca dos mecanismos, ganhará prêmio surpresa. Somente aí denota uma dúvida. Tudo leva a crer que as informações preliminares são não reais, mas sim utilizadas para fundamentar a criação de conteúdos. 

Segundo a maioria dos sites que abordam a questão, Eletrikus Brasiliensis é uma espécie de esquilo que tem uma capacidade nada comum: a produção de energia elétrica. Discute-se até que a produção seja capaz de abastecer uma casa com quatro pessoas por um mês todo. Até dizem que o governo esconde o fato sobre sete chaves. Um verdadeiro segredo de Estado. 

Isso seria ótimo com a crise energética no Brasil. Mas também teria interessados em todo o mundo, tornando uma verdadeira disputa com a nova "tecnologia".

Áudio sobre Eletrikus Brasiliensis



Mais detalhes em áudio sobre o tema Eletrikus.


Mas será verdade tal fato?

Será verdade que existe Eletrikus Brasiliensis? Claro que não.

Para esclarecer: na minha opinião, o animal gerador de energia elétrica Eletrikus Brasiliensis não existe. Não passa de uma história arquitetada para geração de conteúdos, que tem o objetivo único em comum de conquistar o topo das buscas na web. Não há comprovação científica para tal fato, ao menos até agora.

Porém essa campanha consegue demonstrar claramente a importância da internet e principalmente dos geradores de conteúdos. São eles os responsáveis por alimentar o conhecimento na rede, esclarecendo as dúvidas dos usuários. Uma informação errada pode causar transtornos. Podemos dizer que seja o mesmo caso quando jornalistas publicam reportagens errôneas. 

Portanto, não há na natureza animal capaz de gerar anergia elétrica, infelizmente. Até que a ideia é boa.

Principais imagens sobre o animal


Separamos as principais imagens encontradas sobre o suposto animal. Repare que são montagens, desenhos, nada de foto real sobre o animal.



Site Paulo Sebin termina na 6º colocação


O resultado do desafio Mestre SEO foi divulgado às 14:14. O vencedor foi o dono do domínio eletrikusbrasiliensis.com.br. Nós ficamos na 6º colocação. Ótimo resultado que demostra total eficiência na otimização de sites.

Abaixo você confere imagem postada pelo Mestre SEO.

Resultado do concurso de Mestre SEO. Ficamos na sexta colocação.



Paulo Augusto Sebin é jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de
Londrina - PR
. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook. Email para: paulosebin@gmail.com

12 comentários:

  1. Nossa. Eu até postei mesmo num fórum do portal Terra perguntando que palahaçada era essa. Pesquisei em tantos sites...

    Mas agora eu sei do que se trata e sei que é tudo mentira então.

    Obrigado por ter esclarecido sobre esse tal e eletrikus... ahuauah

    ResponderExcluir
  2. LOL, Olha a brincadeira confundindo as pessoas. Isso é apenas uma brincadeira entro blogueiros que estão disputando qual consegue pegar o 1ª lugar do Google com essa palavra que inventamos!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo pessoal. Eu já tinha visto este artigo sobre o Brasiliensis e é tudo falso a história, como ficou bem colocado pelo jornalista deste site e pontuado pelo comentário acima.

    De qualquer forma achei interessante o desafio de SEO. É isso pessoal, acho que está claro né??

    ResponderExcluir
  4. Fabíola Lourrany Bouchetar29 de janeiro de 2013 10:02

    Meu Deus...
    Eu já estava crente que era verdade. Cheguei a pesquisar sobre esse bicho mas nao achei nada relacionado na UOL. Então esse tal de eletrikus brasiliensis não é verdade? Quem bom saber. Ainda bem que achei esse artigo que explicar melhor a situação. Nossa, estou com vontade de rir de mim mesma... ahuahauah.

    ResponderExcluir
  5. Jéssica Palozzi da Silva30 de janeiro de 2013 04:49

    Realmente isso prova que a web é muito importante para as pessoas. Todas as postagens precisavem explicar melhor que é um concurso que tá rolando né pessoal !!!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, tudo aqui foi muito bem escrito, parabéns ao autor do post. Este é sim, um desafio da MestreSEO.com.br, o termo que precisa ser 1 colocado no dai 20 de fevereiro é Eletrikus Brasiliensis, então, todos estão atrás desta primeira colocação hehe.

    ResponderExcluir
  7. Bacana fazer um site engraçado para desafio de SEO, este tal de eletrikus alguma coisa... rs

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia o senhor Paulo. Ele fez o SEO da minha loja, aqui em São Paulo há mais de um ano e meio, e achei fantástico os resultados. Eu acho que ele pontuou bem a questão. Acho até que se trata de uma estrategia para o desafio, mas ao mesmo tempo foi tão bem explicativo. Minha sobrinha já queria saber o que é esse bicho eletrikus brasiliensis. Ela tinha recebido um email sobre o assunto, acredita gente? Então esse artigo ficou bem colocado. O que me espanta é saber que há pessoas que acreditam em tudo que leem na internet. Fala sériooooo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tem gente que acredita que o tal do brasiliensis existe mesmo? hauahua, caracas. Há algum tempo participei do desafio do Mestre SEO. Só não participo novamente porque tô na Argentina e não tô afim.

    ResponderExcluir
  10. Cara, de todos as postagens do desafio de SEo, esse foi o melhor. Esta tudo tão explicadinho e amarradinho que achei super legal. Em vez de inventar histórias, falou na lata a verdade e ainda alerta sobre o risco na web em ficar criando mentiras só para ganhar concurso. Bacana hein. Te adicionei no meu FAce.

    ResponderExcluir
  11. Oque vale é o Desafio! no ano passado Fiquei totalmente perdido até descobrir que era um desafio

    Mas isso mostra o poder da mídia(internet) em criar e manipular pequenas noticias

    As pessoas ficam perdidas!

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Convido você a participar do grupo de discussão Eletrikus Brasiliensis - Desafio Mestreseo 2013
    https://groups.google.com/forum/#!forum/eletrikus-brasiliensis

    Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir